Enganado por amor

Enganado por amorEnganado por amor pode ser o título de alguns filmes ou séries de televisão. Mas não, infelizmente, é algo que acontece na realidade. E mais frequentemente do que pensamos. Na televisão ou na imprensa escrita, certamente lemos casos desse tipo em nosso país. Em que consiste? Basicamente, uma pessoa recebe dinheiro de outra manobra sob o guarda-chuva do amor. Aqui vamos comentar um caso real que conhecemos há alguns anos atrás. Isso entenderá melhor qual é o problema.

Há muitos anos, conheci Andreia, uma brasileira, através das redes sociais. Mal tínhamos 30 anos e, embora não falássemos o mesmo idioma, não tivemos problemas em nos comunicar. Ela era professora, morava em uma cidade de tamanho médio no Brasil. Eu era solteira e tivemos uma boa amizade. Depois de um tempo, ela me disse que havia conhecido um garoto argentino pela internet. Ele me contou algumas coisas e ela parecia feliz e contente. Eles também compartilharam o mesmo uso do tempo, algo que às vezes é importante na comunicação.

Nesse relacionamento à distância, é difícil estabelecer quando o namoro começa. Mas ele disse que sim, eram mais ou menos namorados. Fiquei feliz por ela, mas evidentemente ela parou de ter contato comigo. Pouco tempo depois, e para minha surpresa, ele escreveu para mim novamente. Ela me disse que Christian, seu namorado, não era mais assim. O que aconteceu para terminar o relacionamento?

Caso real de amigo enganado por amor

Andreia confessou que o garoto argentino havia se aproveitado de sua bondade. Ela conseguiu economizar, graças ao seu trabalho. Embora seu salário fosse baixo e ela morasse sozinha, ela havia levantado algum dinheiro. Este cristão lhe disse que ele tinha problemas financeiros e que precisava de dinheiro. Ela não hesitou e mandou 900 euros para ele, pensando que, mais cedo ou mais tarde, ele os devolveria. Uma vez que ele recebeu o dinheiro, Christian não mostrou nenhum sinal de vida novamente. Ela ficou sem dinheiro e namorado. Imagino que as duas coisas sejam dolorosas porque você confiou em alguém e ele se rompeu completamente.

Nessa situação, Andreia tinha poucas opções. O único verdadeiro era relatar o caso, mas se algo assim dificilmente acontecer na Europa, imagine na América do Sul. Então ele não teve escolha senão desistir de seu dinheiro. Pouco tempo depois, parece que ele encontrou o amor novamente, desta vez no Brasil, e nunca mais tive notícias dela. Mas o caso é real, sempre me ocorreu que poderia haver pessoas tão ruins.