Ciúme em um relacionamento

Ciúme em um relacionamentoCiúme em um relacionamento é comum. No entanto, é difícil interpretar sem ser bom ou ruim. Portanto, a primeira resposta que pode nos ocorrer é «depende». Antonio Banderas disse que o ciúme que Melanie Griffith sentiu era um símbolo de seu amor por ele. De qualquer forma, isso deveria ter sido solicitado. Em princípio, cada pessoa é um mundo e é por isso que é difícil generalizar. Há quem vê seu parceiro com outra pessoa do sexo oposto e não sente nada; algumas pessoas veem seu parceiro com pessoas do outro sexo e pensam o pior.

O ciúme romântico não é um bom presságio para os relacionamentos românticos. Diz-se que esses ciúmes motivaram nossos ancestrais a evitar a caça furtiva de parceiros, de acordo com uma pesquisa publicada em 2013. No entanto, o ciúme ainda se encaixa no nosso mundo como uma «resposta emocional justificada por alguém perder». Mas as descobertas de ciúme nos dizem que é bom para um relacionamento?

O ciúme pode ser bom para relacionamentos românticos em doses muito pequenas. «Um pouco de ciúme em um relacionamento saudável é bom», diz a antropóloga biológica Helen Fisher. «Quando eles lembram que seu parceiro é atraente e que você tem sorte, isso pode estimulá-lo a ser mais gentil e amigável.» No entanto, quando o ciúme é crônico, debilitante e óbvio, é quando isso se torna um problema, diz Fisher.

Lauren Papp, professora da Universidade de Wisconsin que investigou extensivamente os relacionamentos íntimos, concorda. «O ciúme crônico não é um sinal positivo do relacionamento. Pode ser tentador pensar que alguém está mais interessado em você porque expressa mais ciúme ou comportamento possessivo. Mas o ciúme é realmente um sinal negativo de insegurança no relacionamento.»