Amor, relacionamentos e saúde

Amor, relacionamentos e saúdeAmor, relacionamentos e saúde. Estar apaixonado, na verdade, traz benefícios tangíveis à saúde do corpo e da mente. O mais importante de tudo é que você tem uma vida mais longa. Isso se baseia em pesquisas que mostram uma ligação clara entre fortes laços sociais e longevidade. O American Journal of Epidemiology avaliou as relações de quase 5.000 adultos com idades entre 30 e 69 anos. Aqueles com casamentos fortes e felizes viviam mais que homens e mulheres solteiros.

No mesmo estudo, adultos com maus laços sociais tiveram duas vezes o risco de morte em comparação com outros no estudo. Há um crescente corpo de pesquisa mostrando um risco aumentado de doença e morte em pessoas com baixo número e baixa qualidade de relações sociais.

É apropriado que o símbolo do amor seja um coração, considerando todos os benefícios à saúde do coração de estar apaixonado. As pessoas casadas têm metade do risco de morte por doença cardíaca, como o de homens e mulheres solteiros ou divorciados. Estar apaixonado tende a diminuir nossa resposta ao estresse, que por sua vez pode diminuir a pressão arterial. Estudos mostram que um forte amor, casamento e laços sociais melhoram a pressão arterial; enquanto o isolamento e a convivência com estranhos aumentam. O mesmo se aplica à frequência cardíaca.

E se você tiver um ataque cardíaco, ser bem casado ajuda. Em um estudo de 2015, as pessoas casadas tiveram um risco 14% menor de morrer no hospital após um ataque cardíaco. Eles também tiveram estadias hospitalares mais curtas, em média, dois dias.

Amor, relacionamentos e saúde: coração e pulmões

Não é apenas o seu coração que se beneficia de estar apaixonado. Ser casado pode ajudar a proteger contra complicações e morte por pneumonia. Comparado a homens e mulheres solteiros, as pessoas casadas têm menos probabilidade de precisar de assistência respiratória por meio de um aparelho respiratório. Eles também têm estadias hospitalares mais curtas e são menos propensos a acabar em uma unidade de terapia intensiva. Eles também têm um risco 13% menor de morrer durante a hospitalização por pneumonia.

Além dos benefícios para a saúde física, estar apaixonado também faz maravilhas para sua saúde mental. Amor, casamento e bem-estar geral reduzem o estresse, o que também fortalece o sistema imunológico. Os hormônios oxitocina e vasopressina interagem com o sistema de recompensa da dopamina. Esse é o mesmo sistema que faz as pessoas se sentirem bem ou felizes quando eventos positivos acontecem, como conseguir um aumento ou se apaixonar. O cortisol, o hormônio do estresse, aumenta inicialmente quando você se apaixona, mas rapidamente cai em um relacionamento estável a longo prazo. Baixos níveis de cortisol mantidos em um relacionamento estável a longo prazo contribuem para muitos benefícios à saúde.

Independentemente do estado do seu relacionamento, lembre-se de que relacionamentos positivos e próximos são importantes para sua saúde e bem-estar. Reservar um tempo para investir em familiares e amigos também é um investimento em sua saúde pessoal.