Dor no sexo e soluções

Dor no sexo e soluçõesDor no sexo é uma coisa muito desconfortável que às vezes pode ser fácil de entender e lidar. Isto é afirmado por Shari Lawson, diretora de Obstetrícia Geral e Ginecologia do Hospital Johns Hopkins. «O sexo doloroso pode ser causado por uma infecção ou um desequilíbrio hormonal», diz ela. A boa notícia é que essas coisas são fáceis de lidar. Devemos começar pela base que afeta mais as mulheres do que os homens. Eles geralmente têm um ou mais motivos claros para sentir desconforto, diz Lawson. Razões comuns para sexo doloroso incluem:

  • Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs): aproximadamente 20 milhões de DSTs ocorrem a cada ano nos Estados Unidos. Alguns, como clamídia e gonorréia, podem causar irritação vaginal. Isso pode criar dor durante a relação sexual.
  • Herpes genital: bolhas e feridas causadas pelo herpes podem fazer com que a dor penetre.
  • Vaginite: vaginite refere-se a qualquer inflamação vaginal. Em particular, o crescimento excessivo de bactérias ou leveduras (causado por um fungo chamado candida) na vagina pode causar irritação, corrimento, sensibilidade e coceira.
  • Lesões anteriores: mulheres que deram à luz bebês grandes podem ter pequenas lágrimas na vagina, que se curam com o tempo. Isso é mais comum se o bebê foi entregue com uma pinça.
  • Níveis mais baixos de estrogênio: mulheres na pós-menopausa podem experimentar uma diminuição no estrogênio. Isso torna o revestimento vaginal mais fino e menos capaz de se esticar. Nesse caso, o sexo geralmente pode causar cortes microscópicos, o que pode levar a queima e irritação.
  • Líquen escleroso: é uma condição na qual a pele dos genitais se torna escamosa e inflamada que pode ocorrer em mulheres na pós-menopausa.
  • Abuso ou lesão sexual anterior: mulheres que sofreram trauma sexual podem associar sexo à dor, causando tensão muscular.

Sentindo menos dor no sexo

O seu médico discutirá sua história sexual e fará um exame interno. Se o seu médico suspeitar de uma infecção por fungos ou vaginose bacteriana (uma infecção da vagina causada por bactérias), ele coletará uma amostra do seu corrimento vaginal e a examinará ao microscópio quanto a sinais de infecção. Os médicos também verificam os níveis de pH na sua vagina. Um pH muito alto indica vaginose, mas uma infecção por fungos geralmente tem um pH vaginal normal. O seu médico também examinará sua vagina e vulva, fora dos órgãos genitais, em busca de outras lesões que possam contribuir para a dor. Você também pode fazer um teste de triagem para DST através de um exame de urina ou swab vaginal.

Dependendo da causa, as opções comuns de tratamento para sexo doloroso incluem:

  • Cremes tópicos de estrogênio: se você tem atrofia vaginal ou afinamento e inflamação vaginal, os cremes de estrogênio podem ajudar a restaurar a espessura e a elasticidade da pele vaginal.
  • Antibióticos: Se você tem uma DST ou vaginose bacteriana, os antibióticos geralmente curam a infecção dentro de duas semanas.
  • Cremes ou comprimidos antifúngicos: Se você tiver uma infecção por fungos, seu médico poderá prescrever um creme ou pílula para se livrar do fungo.