O casamento é bom para o coração

O casamento é bom para o coraçãoO casamento é bom para o coração, de acordo com um novo estudo. Ajuda a proteger contra doenças cardíacas e derrames, sugere um novo estudo. Os pesquisadores analisaram dados de 34 estudos publicados entre 1963 e 2015. Eles incluíram mais de 2 milhões de pessoas entre 42 e 77 anos na Ásia, Europa, Oriente Médio, América do Norte e Escandinávia.

Os pesquisadores descobriram que, em comparação com pessoas casadas, pessoas que nunca foram casadas, divorciadas ou viúvas tiveram um risco 42% maior de doenças cardiovasculares; Aumento de 16% no risco de doença cardíaca coronária; Risco 42% maior de morte por doença cardíaca coronária; e um aumento de 55% no risco de morte por acidente vascular cerebral. Pesquisadores britânicos também descobriram que, para homens e mulheres, o divórcio estava associado a um risco aumentado de 35% de doenças cardíacas; e que os viúvos tinham 16% mais chances de sofrer um derrame.

Não houve diferença no risco de morte após um acidente vascular cerebral entre pessoas casadas e solteiras. Mas aqueles que nunca se casaram tiveram 42% mais chances de morrer após um ataque cardíaco do que aqueles que se casaram. Os pesquisadores disseram que suas descobertas sugerem que o estado civil pode ser um fator de risco independente para doenças cardíacas e derrames. Mas o estudo não mostrou que o casamento causou riscos cardíacos decrescentes.

O casamento é bom para o coração

«Pesquisas futuras devem focar se o estado civil é um substituto para outros comportamentos adversos à saúde ou perfis de risco cardiovascular; ou se o estado civil deve ser considerado um fator de risco em si». Isso foi dito pela equipe liderada por Mamas Mamas, professor da Universidade Keele em Stoke on Trent.

Existem várias teorias sobre por que o casamento pode beneficiar a saúde das pessoas. Eles incluem detecção e tratamento precoces de problemas de saúde; melhor adesão aos regimes de medicação; maior segurança financeira; bem-estar melhorado; e maiores redes de amizade.