Hora de fazer amigos

Hora de fazer amigosHora de fazer amigos. É uma grande honra ser chamado de melhor amigo de alguém. Você só precisa ver como os personagens de comédias como Friends e How I Met Meet Your Mother discutem sobre qual dos bandidos é o melhor amigo deles. Mas os critérios para alguém se encaixar no papel de «melhor amiga» são difíceis de definir. No entanto, um pesquisador da Universidade do Kansas acredita que decifrou o código.

Em um novo artigo publicado na revista March on Social and Personal Relations, o professor de Estudos da Comunicação Jeffrey Hall definiu quanto tempo leva para fazer um amigo e quanto tempo leva as pessoas a passar pelas diferentes etapas do processo do amizade. Em sua pesquisa anterior, ele descobriu que o cérebro de uma pessoa é capaz de lidar com aproximadamente 150 amigos por vez.

Hall e seu colega desenvolveram uma ferramenta on-line para avaliar a proximidade das pessoas com seus amigos. Na primeira parte do estudo, eles analisaram 355 respostas de pesquisas de adultos que haviam se mudado nos últimos seis meses e estavam procurando novos amigos. Eles foram convidados a pensar em alguém que conheciam desde que se mudaram e como a amizade deles se desenvolveu. Eles tiveram que divulgar o quão próximos estavam e quantas horas passaram juntos; bem como onde eles classificariam o relacionamento em uma das quatro categorias: conhecidos, amigos ocasionais, amigos ou amigos íntimos.

Assim, os pesquisadores poderiam estimar o número de horas que as pessoas podem subir de nível em diferentes estágios da amizade.

Hora de fazer amigos

Na segunda parte, os calouros de 112 KU foram questionados sobre duas pessoas que eles conheciam desde que começaram a escola, duas semanas antes. Os pesquisadores acompanharam após quatro e sete semanas para ver quais conquistas da amizade haviam sido desbloqueadas. Os resultados mostram que são necessárias aproximadamente 40 a 60 horas para formar uma amizade informal; 80-100 horas para você se tornar um amigo; e cerca de 200 horas para se tornar «bons amigos».

«Temos que dedicar esse tempo», disse Hall em comunicado. «Você não pode estalar os dedos e fazer um amigo. Manter relacionamentos íntimos é o trabalho mais importante que fazemos em nossas vidas; a maioria das pessoas no leito de morte concorda.» Os jovens acham particularmente fácil fazer bons amigos, disse Hall. Em outras palavras, eles se apaixonam por pessoas difíceis. «Quando as pessoas fazem a transição entre estágios, elas duplicam ou triplicam o tempo que passam com essa outra pessoa em três semanas», disse ele. «Encontrei calouros que passavam um terço de todas as horas de vigília em um mês com um bom amigo».

Você não pode forçar alguém a ser seu amigo e, é claro, nenhum relacionamento pode se resumir apenas a números. Mas se você quer ser o melhor amigo de alguém, a melhor maneira de fazer isso é passar mais tempo com ele. «Faça da prioridade passar tempo com amigos em potencial», disse Hall. «Se você está interessado em uma amizade, mude o contexto. Se você trabalha em conjunto, vai almoçar ou tomar uma bebida. Essas coisas indicam para as pessoas que você está interessado em ser amigo delas».